quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atirando todas as flechas...


Eliseu adoece e Jeoás vem ter com ele

E Eliseu estava doente, da sua doença de que morreu: e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, carro de Israel e seus cavaleiros!
E Eliseu lhe disse: Toma um arco e frechas. E tomou um arco e frechas.
Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as mãos do rei.
E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A frecha do livramento do Senhor é a frecha do livramento contra os siros; porque ferirás os siros em Afec, até os consumir.
Disse mais: Toma as frechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou.
Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido: então feririas os siros até os consumir: porém, agora, só três vezes ferirás os siros.


O texto acima, narra um episódio, marcante.Um misto de despedida e orientação quanto ao futuro...Entretanto fico pensando na figura de Jeoás,um líder temerário, que mesmo sabendo da eficácia das palavras do profeta, sob suas ordens de ferir até consumir, ainda que sendo simbolicamente, fere apenas três vezes.Curiosamente seu nome quer dizer: "Aquele a quem Deus concedeu..."

O 13º rei d reino do Norte (se Tibni for considerado). Jeoás, também chamado Joás sucedeu ao seu pai Joacaz como o 3º rei da dinastia de Jeú e governou durante 16 anos (c. 798-782 a.C.). Manteve o culto do bezerro de Jeroboão, mas foi um admirador de Eliseu de quem recebeu a promessa de que derrotaria dos arameus (2Rs 13:10-19). Foi um guerreiro de sucesso e nas suas 3 campanhas contra Ben-Hadade III recuperou os territórios da transjordânia que o seu pai Joacaz tinha perdido para Hazael (2Rs 13:25)

Bem, mesmo com alguns feitos e realizações, sendo um admirador de Eliseu,este homem, não consegue se posicionar em fé e usar o que tem, a fim de cumprir a tarefa de exterminar o inimigo.

Então me ocorre que nossa geração, é parecia com Jeoás.Deus nos tem concedido mais recursos do que qualquer outra geração que tenha vivido antes de nós. testemunhamos quedas de barreiras, muros vieram ao chão, o mapa-mundi foi redesenhado...mas em meio a tudo isto, estamos absortos e não conseguimos identificar e usar as frechas do livramento do Senhor...
internet, comunicação com o mundo em tempo real,rádios, tvs, tv a cabo...tanto...tantas flechas, tantas oportunidades e ainda não conseguimos entender que nossa geração foi comissionada a terminar, a realizar " a grande tarefa".
o que nos falta?
Que o Senhor nos ajude a identificar e usar as flechas que Ele já nos tem dado, e a usarmos cada um dos dons e talentos que temos, na janela dos não alcançados...


No amor de Cristo,

Pra. Márcia Branco

2 comentários:

  1. Graça e Paz Pra Marcia.
    Foi um prazer visitar seu blog, porque mantemos missionários em Guiné-bissau e Moçambique e uma de nossas irmãs vai participar de um trabalho com os irmãos da APEC no meio do ano em Guiné-Bissau.
    Temos algumas postagens sobre missões na região.
    Se desejar vê-las, nossos blogs são: http://procurandoosperdidos.blogspot.com e http://igraguadavida.blogspot.com.br
    A partir de agora vou seguir seu blog e tudo o que você colocar de novo aparecerá no meu, assim os que visitarem meu blog pessoal poderão saber o que há de novo no seu.
    Que o Senhor nosso Deus continue abençoando rica e poderosamente seu ministério.
    Sempre juntos no Senhor Jesus.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcia!! Graça e paz!!!
    Primeiro quero lhe desejar um 2010 muito abencoado para vc e tds a sua volta!! Agora quero lhe dizer que desejo estar contribuindo com o seu ministerio de alguma maneira, vou entrar em contato com a Pra. Claudia para saber como. Bjus !!!Estarei sempre orando por vcs.

    ResponderExcluir

mulheres cantam em manjhaco no culto de pós acampamento em guiné-Bissau